Artigos
Aprenda a estudar
Aprenda a estudar as matérias de Exatas
Será que há formas mais eficientes e eficazes de se estudar as matérias de exatas? Tentamos com este artigo ajudar nossos alunos e responder dezenas de questionamentos que nos chegam todos os dias.
Todos os dias, através dos email [email protected] ou através do email [email protected], recebemos dezenas de perguntas sobre como seria a melhor forma de estudar as disciplinas de exatas. Para sanar essas dúvidas, pedimos para cada professor dar uma dica especial e assim, ajudar nossos alunos nessas disciplinas que tanto assustam.
Prof. Maurício C.
“Não fique muito preso à teoria. Tente praticar mais com exercícios pois é essa prática que faz com que o aluno aprenda. De preferência, veja a própria teoria com os exercícios. É assim que nós damos Física aqui e é assim que acreditamos em resultados mais rápidos e duradouros. Portanto, ao ler uma teoria de Física, transforme ela em perguntas e respostas.”
Prof(a). Ana R.
“Ao estudar para uma prova ou exame, faça sempre resumos com exercícios resolvidos e desenhos. Os exercícios devem mostrar como se utilizam as fórmulas, quando houver e os desenhos ajudam na memorização de certos conteúdos. Por exemplo, quando dizemos que prótons e nêutrons estão no núcleo do átomo, desenhe os vários modelos atômicos e mostre no desenho o núcleo com prótons e nêutrons, a eletrosfera, os elétrons, etc. Faça o desenho caprichado e colorido, pois isso também ajuda muito.”
Professor Cesar L.
“Sempre comece seus estudos pelos exercícios bem fáceis, pois isso vai aumentar sua autoestima e confiança, além de fazer você realmente aprender a matéria. De nada vai adiantar querer fazer exercícios difíceis se você ainda não passou pelos fáceis. São eles que vão fazer você compreender a matéria com profundidade. Se você começar pelos difíceis e não conseguir, vai se desanimar com os estudos.”
Professor Alfredo P.
“Bom, primeiro você deve ter uma rotina de estudos, e isso no começo não é fácil. Veja, se você quer que seus músculos cresçam, não adianta ir pra academia e ficar lá 6 horas malhando e achar que está ficando forte. Você só está estressando os músculos e correndo o risco de um rompimento. Com os estudos é a mesma coisa. Não adianta estudar 6 horas em um único dia e achar que é um gênio. Você vai se cansar, vai ficar nervoso, no final vai misturar tudo, além de conquistar uma tremenda dor de cabeça. Por isso, comece estudando um dia sim, um dia não. Estude de 30/40 min a 1 hora as matérias de exatas. O cérebro tem que se acostumar a essa nova rotina.
Segundo, tenha um horário fixo de estudos. Veja, um halterofilista que está acostumado a treinar à noite, quando faz um treino de manhã, o corpo estranha tanto que ele não consegue fazer os mesmos pesos que faz à noite. Com os estudos é a mesma coisa. Por isso, tenha fixo um horário de estudos, não importa o período, mas você deve estudar sempre naquele horário, podendo variar um pouco para mais ou para menos.
Por último, o aluno precisa entender que a melhor forma de aprender é ensinar. Por isso, quando um aluno resolve uma lista de exercícios não quer dizer que ele tenha aprendido bem aquele assunto. O aluno acha que sabe, mas na hora da prova aparece o famoso branco. O branco na maior parte das vezes acontece porque o aluno não estudou direito e não sabe a lição. Para o aluno ter certeza que sabe a matéria, ele deve explicá-la para ele mesmo, em voz alta. Se o aluno resolveu uma lista de exercícios, então ele deve pegar uma folha em branco, esconder a resolução dos exercícios bem longe dele, e tentar fazê-los de novo, explicando em voz alta. Se ele conseguir resolver os exercícios dessa forma, ai sim ele entendeu a matéria e não vai dar branco nenhum na hora do exame.
Agora cuidado! Já vi alunos que deixam a resolução do lado dele e quando ele tem alguma dúvida, ele dá uma olhadinha. Ai não vale. Tudo bem, é bom para estudar, mas o aluno deve se conscientizar que só aprendeu realmente a resolver o exercício, quando ele fizer por completo sem olhar em nada.
Fica a dica”
Autor
equipe - listasdeexercicios.com
Professores e plantonistas do listasdeexercicios.com
Artigos relacionados
Simulado Escrito de Matemática e Física
Teste seus conhecimentos de assuntos básicos de Matemática e Física. Se inscreva nos simulados escritos que ocorrem aos domingos e receba a resolução por email. E o melhor, é de GRAÇA.
" . . . minha filha melhorou muito depois que começou a fazer o curso de matemática . . . a atenção que os professores dão no plantão de dúvidas é incrível . . . "
". . . meu filho sempre gostou de matemática, mas com a pandemia percebi que ele estava ficando meio preguiçoso. Ai coloquei no curso de matemática com duração de um ano e ele está adorando. Eu também . . . "
" . . . precisava reforçar tanto a matemática como a física porque no ano que vem vou prestar medicina. Preciso de reforço e apoio total para conquistar minha vaga."