Artigos

Aprenda a estudar

Como estudar de forma mais eficiente

10/01/2021

LEX 

listasdeexercicios.com

Telegram e whatsapp exclusivo dos alunos

Aprender uma determinada matéria pode ser um enorme desafio para certos estudantes. Alguns alunos têm facilidade e pegam o jeito da coisa mais rápido. Outros têm mais dificuldade e demoram bem mais para compreender certos assuntos. Assim, alguns alunos parecem precisar estudar bem mais para que um certo assunto fique bem assimilado.

Independente de suas condições, todos os alunos podem aprender bem qualquer assunto ou matéria, quando utilizam o método correto. E para ajudar a acelerar sua aprendizagem, nós da equipe do listasdeexercícios.com vamos elencar duas técnicas muito conhecidas nos meios acadêmicos que vão fazer os estudantes adquirirem mais confiança e ganhar mais tempo para se dedicarem a outras atividades.

  1. Grave seus estudos

 

Se o assunto que o aluno precisa aprender não apresentar cálculos ou desenhos, esta técnica é muito interessante. Ela é muito utilizada para matérias de humanas, como certos assuntos de história e geografia, e alguns assuntos de biológicas.

Esta técnica consiste em fazer uma gravação, que dure no máximo 30 minutos,l do aluno lendo um texto em voz alta. Imagine, por exemplo, um texto do livro de História sobre Idade Antiga. O aluno lê em voz alta esse texto e grava durante 30 minutos. Posteriormente, ele pode ouvi-la várias vezes ao dia, até mesmo quando ele estiver se exercitando ou correndo.

É uma técnica que gera ótimos resultados, principalmente se durante a gravação, o aluno fizer algum tipo de brincadeira sempre referente ao assunto em questão.

2. Imaginar que está dando aula

Esta é uma técnica poderosa mas muito pouco utilizada pelos alunos, principalmente por vergonha. Mas se este é o seu caso, você pode dar aula para você mesmo, em qualquer lugar onde possas estar completamente sozinho.

Para entender esta técnica, vamos a um exemplo: imagine que vocícioê acaba de resolver um exercício mas quer fixar melhor seu conteúdo. Então você pega uma folha em branco e começa a resolvê-lo em voz alta e sem consultar nada e ninguém.

Dificilmente você vai conseguir de primeira, isso é normal. Então você consulta novamente a resolução e depois volta na folha em branco para tentar resolver o exercício de novo, em VOZ ALTA E SEM CONSULTAR NADA.

Esta técnica também pode ser feita com um amigo, sendo que cada um vai resolver um exercício para o outro.

Devemos ressaltar que quando o aluno resolve um exercício em voz alta, ele está fazendo uso de dois sentidos do corpo humano: a audição e a fala, e isso faz toda a diferença na hora de aprender.

Há três pontos a se considerar nesta técnica:

  • Quando um aluno estuda com um amigo, aprende mais aquele que estiver explicando, não o que estiver ouvindo;
  • O aluno estudando sozinho ou não, durante a explicação na folha em branco, não deve consultar nada, nem dar uma olhadinha na resolução ou em outro apontamento. Se assim o fizer, essa tentativa de fazer o exercício como se fosse uma aula está cancelada. Serve como estudo, para o aluno perceber os pontos que ainda deve focar mais, mas não quer dizer que conseguiria fazer o exercício completamente em um exame;
  • O aluno só pode considerar que realmente entendeu o exercício ou assunto, quando ele for capaz de explicá-lo em VOZ ALTA e sem olhar em absolutamente nada.

O aluno perceberá que quando for capaz de resolver a questão em voz alta e sem olhar em nada, não vai mais ocorrer o famoso “BRANCO” na hora de resolvê-lo em uma prova. 

Autor

Coordenação - Alfredo P.

Engenheiro Elétrico, Matemático e Professor

Artigos relacionados

Simulado Escrito de Matemática e Física

Teste seus conhecimentos de assuntos básicos de Matemática e Física. Se inscreva nos simulados escritos que ocorrem aos domingos e receba a resolução por email. E o melhor, é de GRAÇA.

Mara B. Mãe de aluna

" . . . minha filha melhorou muito depois que começou a fazer o curso de matemática . . . a atenção que os professores dão no plantão de dúvidas é incrível . . . "

Amália G. Mãe de aluno

". . . meu filho sempre gostou de matemática, mas com a pandemia percebi que ele estava ficando meio preguiçoso. Ai coloquei no curso de matemática com duração de um ano e ele está adorando. Eu também . . . "

Antônio S. Aluno

" . . . precisava reforçar tanto a matemática como a física porque no ano que vem vou prestar medicina. Preciso de reforço e apoio total para conquistar minha vaga."