Olááá meus estudantes, tudo bem? Hoje a professora Ana quer dar uma revisadinha em substantivos coletivos, e no final quero que vocês baixem a primeira parte do resumo de coletivos que preparei para vocês. Lembrando que praticamente tudo o que nós vemos de gramática será usado na redação do ENEM de vocês, ok! Então vamos lá!
Um substantivo coletivo é um substantivo (substantivo é a palavra que dá nome aos seres que existem ou que podemos imaginar) no singular e que indica uma certa quantidade de seres da mesma espécie.
Exemplos de coletivos:
Arquipélago – indica uma quantidade de ilhas
Há dois tipos de coletivos: os específicos (que são aqueles que se referem sempre ao mesmo conjunto de seres, como por exemplo, Atlas, que se refere apenas a um conjunto de mapas) e os não específicos (que são aqueles que se referem ora para um conjunto de espécies, ora para outro conjunto de espécies, como, por exemplo, o coletivo Junta, que pode ser de bois ou de médicos).
Vale a pena saber também que os substantivos coletivos são substantivos comuns e que embora figurem no singular, sempre se referem a uma pluralidade de seres da mesma espécie.
Vamos ao nosso resumo? Então clique no botão a seguir e boa diversão. No próximo artigo entrego a segunda parte do resumo. Bons estudos meninos!!